Nossa visão
Nossa visão

Na nossa opinião, Ban­dog é um con­ceito e não uma raça como alguns cri­adores querem acred­i­tar. Para se pro­duzir uma raça é necessária uma rígida padroniza­ção onde os ani­mais se tor­nam quase “clones” uns dos out­ros. O prob­lema é que o processo necessário para esse tipo de seleção requer um alto índice de con­san­guinidade o que favorece o aparec­i­mento de prob­le­mas genéti­cos. Além disso os cri­adores seguem reli­giosa­mente um padrão escrito rígido, sem se ques­tionarem se o resul­tado é pos­i­tivo ou não.

Por outro lado, o con­ceito Ban­dog pre­cisa estar con­stan­te­mente sendo apri­morado sem nunca se chegar a um ponto final. Mas é pre­ciso estar sem­pre colo­cando à prova os cães pro­duzi­dos. Além disso se tem a liber­dade de não ter que seguir um padrão estético como se fosse uma forma ou molde.

Quem gosta de exposições de beleza, pode cul­ti­var orquídeas.

O obje­tivo final é um só: FUNÇÃO! Se o Ban­dog deixar de ser um con­ceito e se tornar mais uma raça, vai cair na vala comum e em breve vai ser mais um cão bonit­inho, padronizad­inho, com os mes­mos prob­le­mas que afligem as raças já exis­tentes. Agora, é óbvio que é necessário um padrão mín­imo, mas este visa uni­ca­mente desem­penho e não está lim­i­tado por questões estéticas.

Deixe seu comentário

Postagens relacionadas

Bandog Brasil - Adestramento de Cães | Aprenda como Adestrar seu cão
Qual é o padrão Bandog? - Conceito Bandog

Conceito Bandog

Qual é o padrão Bandog?

Saiba mais sobre o Bandog, um tipo de cão ancestral selecionado unicamente por função fora do conceito e limitações das chamadas “raças puras”.

Você quer um site incrível como este?
Sim eu quero!
Shares