O que é Bandog?
O que é Bandog?

Lá atrás na história, quando não exis­tiam raças, haviam cães mag­ní­fi­cos que eram usa­dos para a caça pesada, na guerra, como guardiões de reban­hos, acam­pa­men­tos e aldeias. Esses ani­mais não tin­ham padroniza­ção e eram val­oriza­dos úni­ca­mente por sua capaci­dade em desem­pen­har suas funções.

Dizem que o termo “ban­dog” ou “ban­dogge” se orig­i­nou por volta dos anos 1250–1300 na Inglaterra e teria o sig­nifi­cado do cão que fica preso na cor­rente durante o dia e é solto a noite, bound=preso, dog=cão  (cão acorrentado,ou, cão de cor­rente). Esses ani­mais val­orosos foram desa­pare­cendo com o tempo dando lugar as “raças puras”. Nos anos 60 o vet­er­inário amer­i­cano  John Bayard Swin­ford numa ten­ta­tiva de res­gatar a função dos cães de guarda, começou um pro­grama cruzando ini­cial­mente o mas­tiff inglês com pit bulls de com­bate com o obje­tivo de pro­duzir um super-guardião nos moldes do ban­dog do pas­sado. Infe­liz­mente swin­ford mor­reu pre­mat­u­ra­mente em 1971 não chegando a com­ple­tar seu promis­sor pro­grama, mas a idéia estava lançada e desde então muitas pes­soas se dedicam na pro­dução de cães de guarda úni­ca­mente visando função, desem­penho, inde­pen­dente de raças.

Os pro­je­tos hoje em dia variam muito e podemos encon­trar vários per­fis de ban­dogs. Os mais comuns usam raças bull tipo: pit bull, bull­ter­rier, bull­dog amer­i­cano mis­tu­radas com mas­tiff inglês, mas­tim napoli­tano, mas­tiff brasileiro (fila). Mas as pos­si­bil­i­dades são muitas e podem envolver dogue de bor­deaux, rot­tweiler, dogo argentino, dober­man etc. O único lim­ite é não fugir do obje­tivo de pro­duzir cães com estru­tura e tem­pera­mento ade­quado para a função de pro­teção pes­soal, da família e pro­priedade.

Aqui estão fotos do primeiro ban­dog swinford:

 

541a4dc38f71b18092014

 

5533dea36da9446a686f9229a519744f

 

Swinfords bantu2

 

 

 

Deixe seu comentário

Postagens relacionadas

Bandog Brasil - Adestramento de Cães | Aprenda como Adestrar seu cão
Qual é o padrão Bandog? - Conceito Bandog

Conceito Bandog

Qual é o padrão Bandog?

Saiba mais sobre o Bandog, um tipo de cão ancestral selecionado unicamente por função fora do conceito e limitações das chamadas “raças puras”.

Você quer um site incrível como este?
Sim eu quero!
Shares