
Os menores que conheço são os Dogue Brasileiros, Bulldog Campeiros, American Staffordshires, e alguns Bullterriers. Antigamente o Schnauzer standard também era usado.
Os menores que conheço são os Dogue Brasileiros, Bulldog Campeiros, American Staffordshires, e alguns Bullterriers. Antigamente o Schnauzer standard também era usado.
Acredito em um trabalho preventivo. Ou seja, discuto previamente com o cão todos os aspectos da minha relação com ele bem como o seu comportamento na rua, no carro e dentro de casa. No caso do seu cão eu o ensinaria a ir para fora sob comando. Enquanto isso, o manteria do lado de fora …
Tratando-se do Pit Bull, o ideal é manter sozinho ou no máximo um casal. Cães do mesmo sexo tendem a dar problema. Não necessariamente por dominância mas pelo fato do Pit Bull gostar de se testar em combate. Ou seja, não é que ele vai brigar, mas pode querer lutar, e isso até a morte. …
A guarda não é o talento principal do Dogo Argentino, apesar de existirem exemplares muito bons nessa área. Sua cadela é nova ainda, experimente fazer um trabalho de guarda para ver se ela desperta. Não a julgue prematuramente.
É a causa mais comum. Evite dar atenção imediatamente após chegar em casa, bem como se despedir ao sair. Desenvolva atividades que direcionem a atenção do cão para um objeto (bolinha) e não para a sua pessoa, seu corpo. Ensine ele a ficar em outro ambiente com a porta aberta. Após ele obedecer de forma …
Na verdade eu considero fundamental o exercício de cabo de guerra. Além de obviamente exercitar o cão, dá vazão ao instinto de caça (presa), e controle da boca do animal, já que você na “brincadeira” ensina o comando deixa. É exatamente o oposto do que as pessoas falam. Os Pit Bulls mais tranquilos que conheci …
Se fosse comprar um cão de proteção, daria mais importância ao criatório, a seleção, do que a raça em específico. Faria a escolha de duas ou três raças e iria atrás do melhor criatório.
Pode ser maior mas sem exagero, diria que a grosso modo um quarto maior que a fêmea. Na dúvida é interessante aconselhar com um veterinário, pois existem outros fatores envolvidos, tipo, tamanho e formato da cabeça do macho, bem como o osso pélvico da cadela.
Se meu objetivo fosse criar “raças puras” obviamente iria selecionar buscando também temperamento e rusticidade. Os cães do meu projeto são colocados com donos específicos dentro de condições pré-combinadas. Desenvolvo linhas paralelas para que possam cruzar entre si no futuro.
Se você já tem experiência com cães, entende de adestramento, sabe o que é um Pit Bull, não vai transferir a responsabilidade para sua irmã, não tem problema, pode criar sim.
Independente de qual raça ou mistura que você escolher o que vai definir se seu cão vai desempenhar bem na função de guarda é a seleção genética. Por outro lado, para que ele seja seu “amigo”, (não existem cães amigos. Existem cães controlados ou fora do controle) invista desde cedo em um adestramento sólido direcionado …
Admiro muito sua profissão. Bom, em relação aos cães, não é fácil ter um grupo de cães de forma harmoniosa. É preciso liderança forte, e experiência. Procure estudar mais sobre adestramento/comportamento , e reveja suas práticas. Atitudes comuns tipo dar carinho gratuito, permitir que os cães pulem ou sentem encostados as pernas do dono, subir …
Você precisa melhorar o trabalho com a guia, ela deve estar frouxa 100% do tempo. Quando isso acontece é sinal que o cão está prestando atenção ao condutor. Experimente sair com seu cão quando ele está com fome, e leve petiscos para o passeio para oferecer quando você percebe que vai surgir a situação descrita. …
Ensine o animal a sentar na sua frente para ganhar petiscos, carinho, atenção. E quando ele pular ignore-o completamente virando de costas. Dessa forma logo ele aprende como receber atenção e vai sentar pedindo. Nesse momento dê o que ele quer, reforçando o comportamento desejado.
Uma arma de fogo dá uma vantagem considerável num conflito entre um humano e um cão. Existem adestramentos específicos que direcionam o cão para o braço que porta uma arma, bastão, ou faca. Dois cães aumentam a chance de parar o agressor. Mas não existem cães a prova de bala, então o máximo que podemos …
É só uma questão de educar cedo, estabelecer os limites, mostrar que manda e permitir que o animal conviva desde cedo com sua família e a cadela mais velha. Aliás ela pode ter um papel importante ensinando boas maneiras para o filhote.
Se eles reconhecessem sua liderança, não estariam disputando para ver quem manda, pois quem manda é o líder correto? Se está claro que a comida, as fêmeas, o território pertencem a mim, o líder, qual o motivo das brigas? E nenhum animal é autorizado a atacar outro cão ou pessoa sem minha permissão, caso contrário …
Se nada for feito, a situação tende a piorar de forma rápida. Porém você resolve de maneira simples ensinando o animal a sentar para ganhar um petisco. Depois que ela tiver aprendido pode colocar o seu filho a praticar também. Em pouco tempo o animal aprende a sentar para ganhar petisco, carinho, atenção.
Sempre que for interagir com seu filhote, tenha em mãos um objeto para que ele possa morder, e dê carinho quando ele estiver com a boca ocupada e a atenção voltada para o brinquedo. Mantenha essa prática e em breve o filhote vai estar “viciado” no brinquedo. Nunca deixe o objeto com ele.
Esse comportamento faz parte do desenvolvimento social do filhote. Deixe que eles se relacionem sem interferências, pois é a melhor maneira de alcançarem um equilíbrio.
Criar cães em grupo requer controle e experiência. Tratando-se de Pit Bull é praticamente impossível. Doe sua cadela antes que algo mais grave aconteça.
Primeiro de tudo leve seu cão a um veterinário para se certificar de que está tudo certo com a saúde dele. O motivo principal para esse comportamento se perpetuar é justamente o fato do cão perceber que ganha a sua atenção com isso. Comece eliminando as possibilidades. Na rua ande com o cão na guia …
Quando for adquirir o seu cão, procure criadores que levem em conta a habilidade para a guarda na sua criação.
O resultado de qualquer cruza vai depender da qualidade dos exemplares envolvidos.
Você pode procurar uma escola para cães e se oferecer para ajudar, tipo um estágio. Pode fazer um curso e começar a praticar com cães de amigos , vizinhos, etc.
Muito bem, fazer ele esperar a autorização para comer vai ajudar sim, pode demorar um pouco. Talvez manter o animal em outro ambiente enquanto a comida está sendo preparada também ajude. Depois de tudo pronto, chame o cão e repita o exercício que já está sendo aplicado. Lembre que o ideal é não falar, ou …
Você não deveria simplesmente soltar seu cão em locais públicos. Leve seu cão na guia para passear e ofereça duas oportunidades para ele se aliviar, uma no início do passeio e outra na volta. Se você quer soltar seu cão, o que é saudável para ele, leve o animal até uma área deserta, longe de …
Se está acontecendo na rua provavelmente o seu manejo da guia está errado. Seu cão tem que obedecer em qualquer lugar a qualquer hora e não somente dentro de casa e quando quer. Minha ideia de obediência é a de um cão que não toma decisões por mim. Quando meu cão agride alguém ou algum …
Historicamente bandogs eram usados para caça pesada, para a guerra e guarda de aldeias e acampamentos.
Acredito que você deve estar se referindo a matéria que escrevi, de título ” O cão de defesa ideal”. Bom, várias pessoas não entenderam o meu texto, acreditando que eu estava sugerindo cruzar aquelas raças listadas. O que eu propus foi um exercício mental, ou seja, imaginem um cão com essa e essa característica, e …
Procure assistir meus vídeos sobre Bandog onde dou uma explicação histórica sobre o conceito, e o desenvolvimento de cães de função sem raça definida na atualidade.
Em português, o livro que indico é “Adestramento sem castigo” de Bruno Tausz. Em inglês existe literatura farta na área de comportamento canino.
Ter um Pit Bull não é para qualquer pessoa, especialmente quando já existe outro cão do mesmo sexo no local. O ideal é submeter as duas a um programa de adestramento sólido, e deixar que elas convivam o mais possível sem a interferência de humanos. Tendo sempre o cuidado de alimenta-las em locais distantes para …
Os de raça mini crescem até mais ou menos sete, oito meses, os de raça grande até mais ou menos dez meses, e os de raça gigante até mais ou menos dez ou doze meses. Mais ou menos por aí, varia de indivíduo para indivíduo, tipo de alimentação, exercício físico etc.
Olá amigo, eu fiz um vídeo falando exatamente sobre isso dê uma olhada. Abraços do Brasil.
Me parece que ele já está demonstrando esse potencial, e sim, um pastor alemão é capaz de ferir mortalmente uma pessoa.
Os motivos podem ser os mais variados. Você não sabe o que o animal passou, então fica difícil. Mas dê um tempo para ela adquirir confiança. Não exija nada por enquanto, apenas alimente e passeie bastante com ela na guia, dê passeios longos e agradáveis. Também, se possível traga ela na guia para dentro de …
É fácil confeccionar um bebedouro pesado de cimento que o animal não vai conseguir arrastar. Por outro lado seria interessante oferecer ossos bovinos (fêmur, canela, joelho) para que o animal pudesse roer.
O mais provável é ser “ciúmes”. Reavalie seu manejo, corrija seus erros pois a situação tende a se agravar de forma rápida, e as agressões se tornarem frequentes e mais graves.
Não consigo visualizar essa situação onde o filhote em questão é “constantemente repreendido e dominado por um ou vários membros dessa matilha”. A não ser que ele tenha algum problema, surdez, cegueira parcial, alguma patologia que o impeça de ajustar socialmente. O natural é ele ser dominado, repreendido, se submeter, achar seu lugar, a coisa …
Essas raças foram usadas na parte inicial do meu programa. O objetivo final é um animal territorial, com instinto de defesa acentuado, combatividade alta, resistência a dor, e saudável.
Fiz um vídeo onde falo sobre prevenção contra envenenamento. Se você usa a coleira elétrica para outras situações vai ficar evidente que existe interferência sua, o que fere o objetivo central do exercício que é justamente o cão aprender “sozinho” que carne no chão é ruim.
Liderança nunca é problema, castigo, ameaça, punição física sim. Deixar o brinquedo no pátio tira todo o valor do objeto que deveria ser um simbolo de interação. Recolha o objeto, deixe seu cão sem atenção por um tempo e depois ofereça atenção através de jogo com a bolinha. Faça ele valorizar sua atenção.
Se ele é um cão para a guarda do território não vejo benefício algum nisso. Quanto mais afastado de estranhos maior a possibilidade dele estranhar pessoas e proteger a área.
Não sei se entendi sua pergunta mas vamos lá… você quer impedir que seu cão se aproxime da gaiola do seu porco espinho? Sim, você pode usar até uma cerca elétrica de controle de ovinos para cercar com um fio a gaiola do animal, pode usar uma coleira elétrica que existe no mercado. Porém nesse …
Não tenho dúvidas de que uma mulher possa adestrar cães, trabalhar com terapia comportamental etc. No mesmo vídeo que você menciona, eu também falo que existem mulheres que competem com seus cães em provas, que caçam com seus cães. O fator limitante poderia ser força física, porém como defendo a ideia de dominar a mente …
Tens que observar primeiro se ele urina dentro do canil ou fica segurando até sair. Ele pode estar apenas “apertado” e com necessidade de urinar. Urinar por submissão também é comum entre filhotes e é uma resposta de nível emocional a comportamentos dominantes. Reprimir o filhote nesse momento só vai piorar a situação. Não maximize …
O fato de não aceitar estranhos é característico do Fila Brasileiro, porém eu não gosto de deixar filhotes no pátio da frente justamente para não serem influenciados pelos transeuntes. O ideal seria deixa-la mais protegida até que atinja a maturidade.
Usei o Dogue de Bordeaux no início, porém no estágio atual já está bem diluído na mistura com outras raças.
Ele sabe nadar por instinto, porém tenha paciência e não tente forçá-lo a entrar na água. O ideal é entrar primeiro, perto da margem, e deixar ele segui-lo e ir se acostumando.
Isso se resolve com educação, adestramento.
Tudo é uma questão de controle, tenho um amigo que tem dois Akitas machos juntos. Vai da sua capacidade de manejar os cães.
No momento não temos filhotes disponíveis amigo. Abraço
Você simplesmente cruza duas raças, e o resultado cruza com uma terceira.
Não conheço ninguém da sua região amigo. Em breve estaremos lançando cursos online de adestramento de cães.
Um macho castrado obviamente vai ter seu comportamento afetado, porém determinar o quanto, vai variar de indivíduo para indivíduo.
É natural que cães com excesso de lábios tenham uma tendência a babar mais. Qualquer coisa além é sugerido uma visita ao veterinário.
Não conheço amigo, nem sei se tem alguém que cria essa linhagem no Brasil.
Use o comando senta na hora das refeições com o prato na mão ao invés de usar petiscos. O ideal é criar um vínculo com o cão através de uma atividade prazerosa tipo jogo de bola. Brinque com uma bolinha ou cabo de guerra durante períodos curtos, de forma divertida, e quando terminar guarde o …
Em português eu recomendo “Adestramento sem castigo” de Bruno Tausz. Em inglês, “Schutzhund, theory and training methods” de Susan Barwig and Stewart Hilliard, “The home and family protection dog” Karen Freeman Duet and George Duet. Estamos elaborando cursos online que serão lançados num futuro próximo.
Esse problema está se tornando cada vez mais frequente. Já existem pesquisas sendo feitas nessa área. Alguns atribuem isso ao alto índice de consanguinidade e outros ao uso de comida industrializada, ou ambos.
O ideal é ensinar o comando LARGA ou SOLTA, quando o cão é ainda filhote. Durante a “brincadeira” de cabo de guerra com meus filhotes de 60 dias, eu dou o comando e assopro suavemente o nariz do cãozinho. Até hoje TODOS eles soltaram sem problema nenhum. Se o seu cão não solta, a maneira …
Os projetos no Brasil são novos ainda. Existem várias raças que quando vindas de canis que preservam a função são aptas para o trabalho. Escolha a sua raça de preferência e depois comece uma pesquisa com calma até encontrar um criador sério que esteja preocupado com a preservação da função original mais do que com …
Eu entendo que TODOS os cães que vão desempenhar a função de guarda deveriam ser treinados, no mínimo para largarem sob comando no caso de agredirem alguém. E, além disso, o treinamento correto aumenta as chances do cão contra um ser humano que leva vantagem por ser inteligente e lançar mão de artifícios que podem …
O seu problema está na falta de controle do cão, independente de qual seja o alvo do ataque. Estabeleça um programa de obediência com comandos tipo: senta, deita, fica, vem, e principalmente um comando tipo DEIXA. Você pode trabalhar o comando DEIXA, usando uma bolinha ou cabo de guerra. Ajuda se você trabalhar o animal …
Algumas raças são mais dadas aos latidos do que outras, porém, um exercício simples de adestramento, é usar algo que seu cão goste muito (bolinha, petisco), e provocá-lo com o objeto na mão, oferecendo e retirando imediatamente, incitando o animal até ele emitir qualquer som. Ao primeiro sinal de vocalização, dê imediatamente o objeto e …
Todas as raças que você mencionou são boas para o trabalho. Acho que depois de escolher a raça de sua preferência, o principal será encontrar bons criadores, que tenham seu trabalho direcionado para a função, e não fiquem simplesmente se vangloriando de prêmios conquistados em exposições de beleza.
O que vai determinar se um cão vai ficar “mangueiro” ou não é o adestramento. Se for dada ênfase ao objeto obviamente ele só vai enxergar a manga na frente dele.
Comece a passear com ele em uma área mais isolada, faça com que ele tenha experiências agradáveis no passeio. Pouco a pouco vá caminhando em direção a áreas mais movimentadas. Ajuda muito se ele gosta de um brinquedo, uma bolinha, que você vai brincar com seu cão em um campo. A ideia é criar uma …
Eu não gosto desse tipo de cruzamento, mãe e filho (inbreeding). Na verdade, se você não tem experiência, o ideal é estudar um pouco antes de sair por aí cruzando animais de forma aleatória.
Não, nunca vi adestramento de alto nível com cães treinados somente com estímulos positivos. Todo adestramento sólido envolve uso de força. Força inteligente, mas ainda assim, força. Esses treinamentos que são feitos com cães respondendo a petiscos, carinhos, etc, funcionam a nível laboratorial, em ambientes específicos, mas se mostram frágeis em uma situação de distração …
Eu não vejo diferença alguma quando adestro cães, para mim são todos fáceis de adestrar desde que se use a técnica correta. Creio que o Bulldog Americano tem mais talento para a guarda. O Dogo é primeiramente cão de caça, e também guarda.
O Dogo é uma raça que foi desenvolvida primeiramente para a caça grossa e também para a guarda. Ele na aparência, lembra um Pit Bull branco e grande, mas só isso. São raças diferentes.
Já vi animais grandes sim. Mas se estudares o assunto, vais ver que os criadores de Pit tradicionais concordam que quando os cães passam de uma determinada altura, começam a perder qualidade.
No vídeo eu me referi ao aspecto genética. Na minha opinião está havendo um equívoco por parte dos criadores que estão dando ênfase exagerada a ojeriza e não se preocupando com outros aspectos. Estão aparecendo muitos animais de nervos fracos, assustadiços, sem coragem para fazer um enfrentamento. Como falei no vídeo, ojeriza não é coragem, …
Em relação a adestramento de obediência não faz diferença qual a raça ou mistura do cão. No que se refere ao trabalho de guarda, é importante entender a diferença entre cães mestiços aleatoriamente, ( tipo: o Husky do vizinho pulou o muro e cruzou com minha Rottweiler) e um programa estudado, planejado, testado para se …
Não faça uma tempestade em copo d’água. Algo disparou esse comportamento, mas isso não importa. Certifique-se que ela esteja saudável, que não tem problema nenhum para caminhar. E lembre que com o sol quente o animal queima as patas no piso. Existem uns truques que você pode fazer, o primeiro é ir a um lugar …
A princípio sim. Não gosto de teorias, sou uma pessoa prática. A maneira de saber com certeza é testando. Podemos ficar horas teorizando sobre esse ou aquele cruzamento. Não creio em cruzamentos mágicos, mas em uma seleção contínua.
Durante o treinamento de caça você já aproveita para melhorar a pegada, esse também é um dos objetivos. O trabalho de defesa deve ser feito respeitando a maturidade do cão e de preferência com um profissional.
Se você quer um pastor alemão, procure as linhas de trabalho. Existem criadores no Brasil.
Em teoria, é possível desenvolver uma linha de Bandogs até com cães de rua, porém vai levar quanto tempo? O ideal é começar com cães do grupo de guarda, e ainda assim escolhendo bem os exemplares.
São cães indicados para quem tem experiência. Procure ajuda profissional antes que perca o controle total.
A princípio sim. Não gosto de teorias, sou uma pessoa prática. A maneira de saber com certeza é testando. Podemos ficar horas teorizando sobre esse ou aquele cruzamento. Não creio em cruzamentos mágicos, mas em uma seleção contínua.
O que vai determinar a convivência harmônica dos dois vai ser a sua capacidade de estabelecer o controle.
Isso é uma questão de adestramento. O objetivo do adestramento de cães é ter 100% do controle do animal. Menos que isso para que serve o adestramento? Você tem que melhorar suas técnicas de adestrar, apenas isso.
Varia muito de linhagem e de indivíduo. Já encontrei animais bem valentes e outros que tinham medo da própria sombra. Procure um profissional da área para fazer alguns testes, sempre respeitando a maturidade do cão.
Se você não tem experiência, o ideal seria escolher um exemplar fêmea da raça preferida, e buscar ajuda profissional cedo, para que esse primeiro cão sirva de “escolinha” e dessa forma no futuro você já vai poder educar seus próprios cães.
Como regra, (existem exceções), animais de função são mais saudáveis pois são selecionados para trabalho, e todo aquele que é limitado por algum tipo de doença acaba descartado.
Se for para a guarda do pátio é bom prender quando chegam as visitas.
Aptidão para trabalho está relacionada a seleção genética. Raças de cães foram selecionadas por décadas para apresentarem um desempenho ótimo numa ou outra área. Não dá para esperar muito de um animal sem raça definida, teria que chamar um profissional para fazer alguns testes porém sem esperar muito. O que vier, é lucro.
Não sei como você usou o enforcador, mas já passei por situações semelhantes onde “especialistas em adestramento” querem dar dicas na rua de como devo fazer meu trabalho. O ideal é procurar um local afastado para trabalhar com uma corda comprida que é mais indicada para ensinar o junto quando o cão tende a puxar …
Gosto de usar o banheiro. Coloco a cama ou, melhor ainda, a caixa de transporte, junto com a água no estremo oposto do box do banheiro. Isso faz com que o cão afastando o máximo possível de onde dorme, bebe, e come, vá para dentro do box. Lá fica fácil a limpeza. É só recolher …
Um método bom é usar uma caixa de transporte. Ensine ele a ficar na caixa desmontada, sem a parte de cima, como se fosse uma cama. Depois que ele acostumou, coloque a parte de cima, vai ser a “toca” dele. Por último, coloque a porta e ensine o cão a ficar com a porta fechada …
Não faça isso. Você já está dizendo que tem medo de Pit Bulls. São animais indicados para pessoas com experiência. No seu caso, ainda com outros cães juntos é a receita para o problema.
Depende do cão, tem criadores com animais funcionais bem mais pesados do que isso.
Eu sugiro que você comece adestrando o cãozinho de um amigo, vizinho, parente, algo assim. Tente apenas se divertir com o cão. Procurando ensinar truques, obediência, mas de forma alegre, sem compromisso. Tente observar e aprender com os cães. Evite falar, escute o que os cães tem a dizer. Eles falam com suas posturas corporais, …
Como já falei antes, a bravura de alguns Campeiros me impressiona positivamente. Eu só acho que as pessoas tem uma imagem do bulldog desenhada em suas mentes e não conseguem fugir desse estereótipo. Já escutei dizerem, “para ser um Bulldog, tem que parecer um Bulldog”. Ok, e como se parece um bulldog? Gravuras antigas mostram …
São linhagens completamente diferentes. Trata-se do mesmo cão, porém as linhagens de trabalho estavam fechadas no Leste Europeu antes da queda do Muro de Berlim. São animais mais rústicos, saudáveis, e com maior aptidão para o trabalho.
Até hoje eu consegui adestrar cães de várias raças, incluindo Akitas, usando o mesmo método. Então, pessoalmente, não vejo diferença.
Eu não vejo dessa forma. Entendo que existe uma diferença de raça para raça relacionada a aptidão para determinado trabalho, estrutura física, estrutura mental, estamina etc. Mas não entendo como uma diferença no nível de inteligência.
Eu não trabalho mais com adestramento de cães. Meu trabalho se resume nesse canal e na criação de Bandogs.
O único conhecimento que tenho sobre a raça é por livros ou internet amigo. Não posso formar uma opinião. Ele tem tradição como cão de guarda de rebanhos.
O adestramento de cães funciona para qualquer raça. O que as pessoas atribuem a inteligência eu vejo simplesmente como maior ou menor aptidão para o trabalho, algo que está relacionado a estrutura física, estamina, etc. Tanto uma como a outra raça desempenham bem na guarda, e a escolha vai da sua preferência pessoal.
Você tem que levar o adestramento de seu cão a outro nível, onde ele obedeça mesmo sob distração. Creio que a base do seu trabalho está fraca, especialmente se o trabalho está baseado em petiscos. Dê uma olhada nesse vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=Tx3sM6cESpI
O que eu falei no vídeo, é que não acredito no suposto comando NÃO pois em primeiro lugar é zanga, ou seja, a pessoa fica brigando com o cão quando ele apresenta um comportamento indesejado ao invés de corrigir esse comportamento na sua origem, preventivamente. Segundo, não faz sentido um comando para diversas situações tipo, …
É um ótimo cão sim, não sei se o melhor. Teria que definir o que é “melhor”, imagine ele fazendo a segurança em um apartamento.
A valentia, capacidade de fazer um enfrentamento, lidar com o stress, etc, é fruto de bagagem genética, seleção. O treinamento só vai extrair essas características do cão, e colocá-las em uso de maneira direcionada.
Claro, obviamente que sim. O problema é que as pessoas gostam de aparências “exóticas” nos cães e não querem abrir mão de ter um animal com uma cabeça de ovo. Deformaram o desenho original, é só olhar as fotos históricas. É patético.
O Fila é uma boa opção se puderes encontrar bons exemplares. Para uma área ampla, animais de grande porte são mais indicados pois são mais visíveis e dessa forma fazem uma guarda preventiva.
Ainda não tive a oportunidade de caçar, mas acho uma atividade interessante e natural ao ser humano. Nossos antepassados dependeram disso para a sua sobrevivência.
Amigo, cheguei a um ponto onde o conceito “raça pura” não faz o menor sentido para mim. Esperar que os criadores de cães abram suas mentes e comecem entender o que significa função é na minha opinião irreal. A cinofilia oficial gira em torno de ego, vaidades, dinheiro, qualquer coisa menos cães. Óbvio que um trabalho …
Eu entendo o que você quer dizer, e creio que sim, apesar de pessoas considerarem o Pitbull e o Dogue Brasileiro que você citou como molossos.
Como você mesmo disse é um cão de caça.
Ele não vai ficar dócil por causa dos mimos dela. O que pode ocorrer é ele não respeita-la devido essa intimidade que ela oferece. Isso pode se traduzir em pulos e falta de obediência total. Quando um cão não respeita uma pessoa, no mínimo ele não vai dar ouvidos, no máximo ele a agride quando …
Olha amigo, eu não sou a pessoa mais indicada para você perguntar, pois sou um crítico desses padrões Bulldogs que andam por aí. A minha ideia de cão funcional é de um animal sem exageros, com uma relação peso/altura correta, um desenho que promova agilidade, facilidade de movimentação, capacidade cardiorrespiratória etc. E não é o …
Pelo que entendi você está se referindo ao esporte canino que envolve saltos em altura, distância, tração etc. Olha, existem vários cães bastante atléticos, como o Border Collie, o Pastor Malinois, mas não sei qual seria o desempenho deles nesse esporte. Na verdade seria um teste interessante.
Se for um Pitbull mesmo, você corre o risco de chegar em casa e encontrar todos seus cães mortos. Eu tive vários Pitbulls juntos COM SUPERVISÃO. De outra forma é um risco MUITO grande. Não é que ele vá brigar, ele vai LUTAR, só que ele luta por muito tempo e causa muito dano.
Creio que sim, é um bom indicador. Mas vai depender também da pessoa que está aplicando o teste, de ser feito num ambiente que os cães não conhecem, antes de serem alimentados, os filhotes estarem bem despertos, não conhecerem quem está fazendo o teste etc. Existem regras a serem observadas para que os testes tenham …
Só de linhas mais antigas, e isso creio que só fora do Brasil.
Tens que melhorar o trabalho com a guia com seu cão. Mudando de direção de forma abrupta, passeando com ele entre árvores de modo que se ele se distrair vai se enrolar. Trabalhe com uma guia de pelo menos 6 metros. No campo eu uso guia de 10 metros.
Pode vir a ser um bom cão. Bandog não é raça, ou mistura de determinadas raças, é um conceito, uma proposta de desenvolver um gladiador, um cão acima da média que vai entrar num confronto com um agressor até as últimas consequências. Isso só pode ser determinado através de uma rígida seleção.
Sempre que ouço esse tipo de coisa fico com um pé atrás em relação a qualidade do plantel. Os criadores falam isso porque tem medo dos seus cães virarem uma “fera”, ou por medo de ficar óbvio que os cães não são aptos para a guarda? Até hoje não encontrei um Akita que me impressione. …
Tudo vai depender da sua capacidade em administrar sua matilha. Você vai ter agora duas fêmeas ou dois machos. É mais uma questão de controle do que de diferença entre raças.
Na minha opinião sincera é só uma questão de níveis de deformidades, uns mais, outros menos deformados. Conheci alguns Campeiros que são bons guardiões, pena que limitados por uma morfologia que não acrescenta, só tira. Na minha maneira de ver a função e o exótico não andam juntos.
Um animal adestrado corretamente é 100% confiável pois é incapaz de driblar o próprio condicionamento. Eu nunca encontrei um cão traiçoeiro na minha vida, bem como nunca encontrei um cão amigo. Só encontrei cães. Controlados e fora de controle, e encontrei muita gente sem experiência, sem entender absolutamente nada de cães tentando explicar o que …
Também nunca vi nenhum de perto. Dizem que é muito bom.
Os dois são bons cães, vai depender do gosto de cada um.
O Dogue Brasileiro é uma raça, com padrão, clube, etc.
É complicado, vais ter que fazer um trabalho de obediência procurando criar vínculo com o cão e dessa forma aumentar sua confiança. Posteriormente só um profissional em figuração vai poder fazer um trabalho gradual para construir a confiança do animal. Mas vai depender muito da qualidade genética do animal, da estrutura mental e capacidade de …
Faço todos os testes comuns em relação a liderança, dominância, estampidos etc. Depois testo com javalis e pessoas.
O conceito bandog visa um cão de guarda e caça grossa. Não se espera desse animal fazer coisas tipo subir em árvores ou fazer saltos verticais. É um gladiador para ser usado no corpo a corpo contra um homem ou um javali. No tocante a raças envolvidas não existe uma receita específica, vai depender de …
É uma ferramenta como qualquer outra, e se estiver nas mãos de uma pessoa que sabe usar pode ser útil. Por causa da aparência as pessoas tendem a achar que o enforcador de garras é mais perigoso do que o comum, de elos. Mas na verdade, a garra quando usada de forma equivocada pode causar …
Essas raças estão a cada dia que passa perdendo suas aptidões por ter sua criação unicamente direcionada para o show. Em relação ao Dogue Alemão se existe algum criador que selecione para função talvez na Europa. Já em relação ao Mastiff existe uma pessoa que vem fazendo um trabalho interessante. Dê uma olhada: http://www.cerberati.com/
Eu só conheço os cães por fotos então não posso fazer uma avaliação. Em relação a padrão, tive a oportunidade de conversar por mensagens com o Sr Marcos e deixei claro que entendo Bandog como conceito e não raça e dessa forma não acredito num padrão.
Sim, na hora de adestrar comece usando os dois comandos português e inglês juntos acompanhados dos gestos, e depois vá parando com os comandos em português ficando só com os em inglês junto com os gestos.
Certifique-se que seu cão não tem nenhum problema auditivo. Feito isso, o fato dele não latir ou dormir muito a noite na minha opinião não o desqualifica. Veja bem, eu prefiro um cão que vai latir quando existe um motivo e não por qualquer coisa, algo que me levaria no futuro a simplesmente acostumar e …
Adestrei alguns nos anos 90 que me pareceram bons animais. Não sei como anda a raça hoje em dia. Se fores adquirir um cão dessa raça para guarda é importante encontrar um criador que selecione seus animais com essa função em mente.
Se não for um filhote que está roendo por causa da troca da dentição, um dos principais motivos que levam um cão a esse comportamento é o fato dele ser demasiadamente dependente do dono. Essa dependência leva o cão a buscar itens (de preferência que tenham o cheiro, o gosto ou sejam simbólicos do dono) …
Eu creio sim que os cães percebem coisas que nós não percebemos. Porém não temos como provar isso então fica sendo só especulação. Eu hospedei por vários anos um cão que sinalizava quando sua dona vinha visitar. Veja bem, ela não tinha dia certo para aparecer, podia ser a cada semana, duas semanas, dois meses etc. …
Creio sim, que os cães conseguem perceber coisas que nós não percebemos, porém como não se pode provar cientificamente, fica sendo só uma questão de opinião pessoal.
Acredito que se procurar bem ainda se encontra animais bons para a guarda. Estou falando fora do Brasil, na Europa. Não estou certo, mas me parece que entre os dourados, tigrados e pretos você encontra ainda bons exemplares. Usar o Fila seria uma opção porém você iria encontrar dificuldade em registrar seus animais depois. Você …
Olha, não conheço muito essa raça mas os poucos que adestrei não me pareceram ideais para esse tipo de trabalho. No seu caso eu usaria o Dogue Brasileiro, são ótimos cães.
Você deveria manter SEMPRE seus cães na guia até para evitar um acidente (atropelamento) com eles. Se eles forem ensinados a não puxar na guia, de forma alguma vão perseguir gatos novamente.
O cruzamento entre raças vem demonstrando benefícios justamente pelo chamado “vigor híbrido”. Uma das primeiras coisas que chamam a atenção nos Bandogs é a saúde em todos os sentidos.
Houve uma época que eram bons para a função. Até eu costumava a indicar para apartamentos e cães de proteção de automóveis. Atualmente não sei como anda a raça em termos de temperamento, porém infelizmente a cabeça está cada vez mais deformada.
Creio que a princípio foi o que foi feito e mais tarde foi usado também o American Staffordshire Terrier.
Verifique com um veterinário se a saúde do seu cão está ok. Se tudo bem, ensine-o a andar na guia com a guia frouxa, sem puxar, e caminhe de forma rápida sem dar paradinhas. Permita que ele “use o banheiro” (fezes e urina) somente no início do passeio, em UM SÓ lugar. Existe a chance …
O melhor canil de qualquer raça vai ser aquele que submete seus animais a testes para provar a funcionalidade de seus cães, sem medos ou desculpas.
Não sei dizer. Ambos são bons cães com suas qualidades específicas para funções distintas.
Bom, eu sou totalmente a favor de misturas desde que: 1- sejam planejadas e com um objetivo claro em mente, 2- os animais envolvidos sejam de qualidade, 3- que previamente se arrume donos para os filhotes que não vão ter valor comercial. Se os pais forem saudáveis, os filhotes vão ser também e com o …
Pode sim, na verdade DEVE ser feito se é que queremos ter a certeza de ter um cão preparado para a defesa. Quando ouço esse tipo de comentário já começo a desconfiar da qualidade do plantel, pois muitos criadores não querem seus cães testados para que não se descubra que eles não servem para o …
Evite colocar as mãos entre os cães. Quando eles estão “grudados” fica mais fácil, você pode suspender os cães pela coleira (se estiverem usando uma) que eles acabam largando. Se estiverem sem coleira pode tentar passar uma corda pelo pescoço. Pode segurar ambos pelas patas traseiras e uma terceira pessoa aproximar dos focinhos um algodão …
Se você cruzar um Dogo de Bordeaux com um Pit Bull o resultado vais ser 50% de cada raça correto? Se você cruzar o resultado com um Mastiff o resultado vai ser 50% Mastiff, 25% Dogo Bordeaux, 25% Pit. Sacou? Mas isso não quer dizer que um Bandog é necessariamente essa mistura. Bandog é um …
Bom, não adianta brigar, está claro que o cão já entendeu mas não vai obedecer. Em primeiro lugar tem que ensinar ao animal um comando limitador tipo: cama, quarto, caixa, etc. Dessa forma sempre que alguém for entrar ou sair do território você manda antes o cão para o local determinado (de preferência longe da …
Sim, não é necessariamente quanto tempo você tem com seus cães mas o que você faz quando está com seus cães que vai determinar sua relação. Tem gente que vive 24 horas por dia com seus cães e não fazem a coisa certa. Procure conviver bastante e da forma correta sempre que tiver oportunidade.
Só tem uma maneira de saber: Tem que testá-los. Isso serve para a guarda, o pastoreio, a caça, tração. Sem teste não se sabe se o animal é ou não apto e digno do “título”.
Os cães Australianos que trabalhei achei muito tímidos com humanos, então não sei se poderiam desempenhar bem na guarda. A verdade é que não é a função deles. Já o Bullterrier hoje em dia virou uma caricatura do que era. Conheci bons Bullterriers no passado e sempre os considerei como uma opção para cão de defesa …
Existem pessoas que usam essas raças que você citou. Na verdade estão surgindo várias linhas de Bandog, o que eu acho ótimo. Umas das coisas que me atraem no conceito é justamente a liberdade de se buscar um cão de função fora da caixa das “raças puras”.
O que aconteceu com o Doberman é exatamente o que houve com outras raças. Os criadores se limitaram a shows de beleza, preocupados em ganhar troféus e medalhas e não em selecionar cães de guarda. Na Europa existem criadores tentando manter a raça no patamar de cão de função.
Se você não tem experiência, meu conselho é começar com uma fêmea Rottweiler. O macho é bastante dominante e com outros cães no território pode ser uma situação difícil de você controlar.
Infelizmente 3 raças que já tive e não teria mais hoje em dia devido ao estado atual são o Boxer, o Dogue Alemão e o Pastor Alemão linhagem tradicional.
Embora o Campeiro não seja o meu perfil de cão de guarda, eu tenho visto exemplares bem valentes.
Do pouco que tenho ouvido falar é como você disse. Na verdade é que sempre que surge uma raça nova, cara, pessoas aproveitam para criar e fazer algum dinheiro fácil aproveitando a nova onda. Qualquer pessoa pode comprar um casal, cruzar cães e se dizer um criador. Não adianta. Toda e qualquer raça que não é …
Acho esses cães extremamente exagerados, deformados. Minha ideia de cão de guarda é muito diferente dessas aberrações que viraram moda.
Dos que conheci apenas um me impressionou no quesito guarda. Mas não julgue seu cão de forma precoce. Dê a chance dele amadurecer e mostrar seu valor.
O Rottweiler é um cão que sente mais o calor. Se ele procura água é importante fornecer para que ele possa se refrescar.
Sei que a entidade existe mas não tenho maiores informações amigo.
Conheço pouco. Pelo que sei o criador começou com Bandogs e resolveu criar uma raça. Não vi nenhum vídeo demonstrando aptidão para o trabalho, somente fotos.
Não conheço esses cães. Pelo que li são bons para o pastoreio.
Eu não conheço o suficiente do Cimarron para dar minha opinião. Segundo um adestrador Uruguaio, eles são valentes com animais, mas tímidos com pessoas. Não sei se a afirmação é correta.
Pode dar bons filhotes. Mas só para deixar claro que o que define um Bandog não é uma mistura específica de raças mas a funcionalidade dos animais em questão. Você tem esses animais onde?
Você pode ensinar seu cão a pegar usando um objeto tipo: Uma corda grossa, um pneu de carrinho de mão, fazendo com isso um jogo de cabo de guerra. Qualquer Pit Bull gosta dessa atividade.
A matéria se refere a “cães assassinos” , “Desvios de comportamento”, e toda sorte de bobagens costumeiras. Tudo se resume em FALTA DE CONTROLE DOS CÃES. As pessoas levam para dentro de casa animais de porte, temperamento forte, que deveriam estar nas mãos de quem tem experiência. Tratam como se fossem filhos esperando conquistar obediência …
Eu gosto da valentia do Bulldog Campeiro, porém é só. Não gosto do desenho nem da mordida prognata. Não consigo imaginar um Campeiro sequer alcançando um javali, muito menos segurando-o.
Sempre que for interagir com seu cão use um brinquedo para redirecionar a atenção e a boca do filhote para o objeto.
Ambos são ótimos cães, deixando claro que o Pit Bull não é um cão de guarda territorial.
A melhor maneira é conversar com o pessoal de algum grupo no facebook. https://www.facebook.com/groups/TheRealAmericanPitBullBrasil/?fref=ts
Se forem Pit Bulls é praticamente impossível criá-los em matilhas. E se for ter um casal é importante acostumá-los desde cedo com os animais do sítio.
Fora do Brasil existem vários criadores. Num futuro próximo vamos estar disponibilizando filhotes.
Você vai investir o primeiro ano e meio ou dois anos treinando seu cão para esse trabalho. A fase inicial pode ser feita por você mesmo e mais tarde um profissional da área vai ter que ser contratado.
Tudo vai depender da aptidão do seu cão. Mesmo com um filhote ( 60 dias) você pode começar ensinando os comandos: CUIDA, PEGA e DEIXA, usando um pano velho num jogo de cabo de guerra. Mais tarde (Um ano) você vai precisar de um figurante profissional. Sempre que vai chegar visitas prenda seu cão no …
Trabalha ela com fome e propõe uma troca da bolinha por petisco. É uma das formas mais fáceis de adestrar seu cão a devolver a bolinha.
Seu cão é novo ainda. Na rua o ideal é que ele se comporte dessa forma mesmo. Você vai precisar de um profissional para fazer alguns testes e saber com certeza das aptidões do seu cão como guarda de território.
Um bom livro é Adestramento sem Castigo de Bruno Tausz. Porém não dá para aprender a nadar sentado na borda da piscina. Eu acredito que o convívio, a observação, e a experiência são fundamentais.
Na busca por produzir bons Bandogs podemos cruzar raças, cruzar linhagens de Bandogs, mas o principal de tudo, devemos testar os animais para saber o que estamos produzindo.
Você deve ensinar seu cão a andar a seu lado sem esticar ou puxar a guia. Isso vai fazer com que ela relaxe e mude o comportamento.
Até pode, mas eu entendo que um cão que vai trabalhar como segurança de uma residência deveria ser resguardado de tanta manipulação e sociabilização.
As raças do grupo de guarda em geral são bastante dominantes. Se destacam o Rottweiler, Chow Chow, Dogo Argentino.
Não sou especialista em raças, minha área é comportamento. Porém do pouco que conheço, os europeus em geral dão mais ênfase a questão do temperamento.
Vai depender da seleção. Tem criadores que dão mais valor para esse aspecto do que outros. Vais ter que dar uma pesquisada.
Os Dogues que conheci eram ótimos cães, isso a uns 10 anos atrás. Não sei como anda a raça atualmente. Talvez nesse link você possa encontrar algum criador de SP: https://www.facebook.com/groups/342822282400610/?fref=ts
Amigo, eu estou organizando um material que vou disponibilizar dando dicas básicas sobre o adestramento. Por agora, o que posso sugerir é: alimentar o animal com hora certa, interagir sempre usando um brinquedo (bolinha, cabo de guerra), caminhar com ele na guia, evitar que ele suba nos sofás, cadeiras, camas, dar carinho somente como “prêmio” …
Olha amigo, fica difícil falar pois sou fã de ambas as raças. Mas somando tudo e tendo que escolher entre os dois acho que fico com o Rottweiler pela cor preta. Os dois são bem dominantes e precisam de uma mão firme desde filhotes.
Não, você NÃO deve ser o figurante para seu próprio cão. Você vai precisar da ajuda de um profissional se quiser fazer a coisa certa.
Eu gosto muito dele, porém a minha abordagem é um pouco diferente. Eu não gosto de enfrentamento com os cães, então evito algumas técnicas que ele usa.
Sim, um cão de guarda deveria ser sociável com as pessoas da família. O pastor alemão linhagem de trabalho é uma boa opção, porém para ele ficar nesse espaço físico vai ser necessário que você ofereça um programa de exercícios para ele. Algo como: corridas de 30/45 minutos 3 vezes por semana pelo menos. Se …
Gosto muito dele, na verdade sou fã, kkkk. Acho que a leitura que ele faz dos cães é o seu ponto forte. Porém discordo de algumas técnicas e abordagens que ele usa. Eu particularmente não gosto de bater de frente com os cães.
Não é muito comum não. Mas é bem novinho então tenha paciência e deixe ele mais reservado quando chegar visitas. Raças grandes demoram para amadurecer. Ele é CBKC?
A melhor maneira que conheço para evitar o envenenamento é a isca elétrica. Peça a um profissional da área que faça um aparelho de choque que possa ser usado sem oferecer maiores riscos para seus cães. A idéia é montar (sem que o cão veja) armadilhas elétricas. Quando ele encontra um petisco no chão e …
Eu gosto dessa cruza (Pastor/Malinois). Falando de Bandog é importante entender que Bandog não é raça, e não é uma cruza específica de determinadas raças, É FUNÇÃO. Exemplo: Hoje em dia eu estou trabalhando em uma linha, com Dogo Argentino, Pit Bull, Dogo de Bordeaux. Mas também estou desenvolvendo outra linha paralela com outras 3 …
Uma maneira bem simples mas que funciona é alimentar o seu cão somente no canil. Toda refeição chame seu cão, mostre a comida e dê o comando canil colocando a comida lá dentro. Em pouco tempo ele vai associar o canil com um estímulo positivo. Depois você pode usar o mesmo princípio com petiscos.
Você precisa assumir o controle do seu cão. Se a sua liderança é fraca ele se sente responsável pelo território e como é só um jovem com necessidade de se afirmar, fica testando o Labrador e tentando espalhar sua “fama de mau”. Na verdade se ele late para tudo e todos como você vai saber …
Veja bem, pode ser que o seu cão seja um bom cão de guarda, não o julgue de forma precoce. Quando eu disse que não teria um Pastor que não fosse de linhagem de trabalho foi baseado na minha experiência negativa com os Pastores tradicionais. Quase todas as linhagens estão com sua saúde seriamente comprometida. …
Continue com o exercício, porém ela tem que estar com fome o suficiente para que funcione. Se ela está ignorando o petisco significa que você está sem poder de “barganha”.
Eles um dia foram o mesmo cão porém seguiram caminhos diferentes. Alguns criadores de Pitbull querendo se afastar do estigma de cão de rinha resolveram criar seus cães de forma separada e começaram a participar de exposições, estabeleceram um padrão específico, e mudaram o nome para American Staffordshire Terrier. Os criadores de cães de combate …
Obviamente aquele cão não é um Pit Bulldog. Na verdade o termo Pit Bulldog está muito mais associado a função do que a uma raça. A história do Pit Bulldog é de um cão que foi usado para caça grossa, no combate contra touros, ursos, e nos últimos 500 anos + ou – no combate …
O fato dele comer fezes principalmente quando vocês estão ausentes ou dormindo demonstra claramente que foi criada uma relação fezes = atenção dos donos, ou seja, ele busca saciar sua dependência de atenção interagindo com suas próprias fezes as quais são MUITO importantes para o dono. Você deveria IGNORAR (ficar frustrada, enjoada significa que lhe …
O termo GAME usado quando se refere a raça Pit Bull, significa: “A capacidade de continuar uma determinada atividade com coragem e determinação, independente da DOR, CANSAÇO FÍSICO, e DANO sofrido.” Ou seja, quando se refere a cães de combate, GAME significa um cão que só vai parar morto.
Sim, a raça Rottweiler é muito boa nessa função incluindo as fêmeas.
Em relação ao desempenho da raça como cão de guarda vai depender de sua pesquisa e conversa com proprietários de cães. O criador obviamente vai sempre dizer que seus cães são os melhores do mercado. No que diz respeito ao convívio saudável e correto de qualquer cão com sua família, vai depender do seu controle, …
Está me parecendo que o seu cão não está gostando da idéia de ficar no pátio isolado e a destruição ocorre por frustração. Primeiro seria interessante resolver qualquer ansiedade relacionada a barreiras físicas (portas fechadas). Isso é possível ensinando seu cão a ficar lá fora com a porta aberta só entrando com convite. Paralelamente eu …
Isso é muito útil no caso da segurança de sua residência. Agora é só uma questão de ter o controle sobre as atitudes de seu animal, e isso através do adestramento.
Obviamente que os séculos de seleção tornaram o Pit Bull no melhor cão de combate do mundo. E isso se deve ao fato da seleção usada, retirar desses cães qualquer traço do instinto de preservação. O Pit Bull é um animal que entra num confronto sem preocupar com as consequências. Se um Pit Bull sobreviver …
A pior posição para você ficar é justamente no meio do caminho, “sobre o muro”, as vezes interferindo, outras deixando rolar. Ter cães em grupo não é para qualquer um, pois exige a postura correta de liderança que é o que vai manter a paz no território. Sempre digo: “Governo forte = país tranquilo em …
Sim, o contato com os ratos oferece risco. É importante conversar sobre isso com seu veterinário. Em relação ao comportamento de montar sexualmente é só uma questão de educação. É importante ensinar seu cão a manter distancia de SUAS (não dele) visitas e isso se consegue facilmente ensinando um comando limitador tipo: fora, caixa, cama, …
Você não deve cometer o erro de colocar seu cão numa situação que exija mais do que ele tem a oferecer naquele momento. Você tem que respeitar a maturidade e desenvolvimento mental do animal. Um trabalho correto deve oferecer desafios que por certo o cão vai superar e aos poucos a dificuldade vai aumentando, porém …
Você pode ensinar vários comandos ao mesmo tempo desde que sejam aulas curtas e divertidas. Um filhote aprende muito e rápido, porém tem dificuldade de segurar sua atenção por muito tempo. Muito parecido com crianças pequenas. Então estabeleça um programa onde você vai repassar os comandos já aprendidos e sempre acrescentando novos. Lembrando de deixar …
As vezes os cães aprendem a fazer isso perseguindo gatos Existem vários tipos de barreiras físicas que podem ser usadas para evitar o problema, tipo: cercas, telas, cercas elétricas para ovelhas etc. Uma vez alguém me pediu para resolver o problema de um cão que subia no sofá na ausência do dono. Eu usei uma …
Eu gosto de comparar o treino de cães de defesa com o treinamento de defesa pessoal para humanos. Um homem pode se defender sem treinamento adequado, só usando seus instintos? Sim, porém não dá para se comparar com uma pessoa que se capacita mental e fisicamente, e é submetida a simulações de um confronto real. …
Para condicionar um cão a fazer suas necessidades em um lugar específico é preciso fornecer a alimentação em horários certos. Um cão vai eliminar após comer, acordar, se movimentar. Você pode simplesmente manter o cão em uma área tipo: sacada, quarto, banheiro. E aproveitar o fato que ele se afasta o máximo possível de onde …
Um médico veterinário seria a pessoa mais adequada para responder sua pergunta. Abraço
Um médico veterinário seria a pessoa mais adequada para responder sua pergunta. Abraço
O Dogo foi primeiramente selecionado para caça, porém segundo o idealizador da raça ele também deve atuar como guarda territorial. Do que tenho visto, vai variar de linhagem para linhagem. Sem dúvida que o espírito de combate e resistência a dor cumprem um papel importante a favor do cão. Porém um confronto com um javali …
Bacana esse hábito que você incentivou no seu cão, é bastante útil. Porém algumas pessoas tem problemas com isso quando tem que viajar e os cães se recusam a comer sem a presença do dono. Então, pode ter um lado negativo. É um equivoco pensar que um cão de 40 dias não “assimila” ou aprende …
Quando se treina cães é comum usar junto com o comando verbal um gesto. No caso do comando “fica” se costuma usar a mão espalmada, num gesto que representa um sinal de “pare”. Como se você colocasse a mão sobre o peito de uma pessoa tentando impedir que essa fosse adiante. A mão fica alguns …
A melhor propaganda é o “boca a boca”, a indicação. Então procure conhecer pessoas que já utilizaram os serviços daquele profissional em questão, se ficaram satisfeitas com o resultado, se atingiram seus objetivos com seu cão. Outra coisa, todo adestrador profissional vai ter seu cão pessoal que é justamente seu “cartão de visitas”. Um mal …
Quando você for comprar um cão, em primeiro lugar tem que buscar um criador sério, um profissional na raça. Depois você vai decidir entre macho ou fêmea. Se for um macho, você pede para que sejam retiradas as fêmeas então aí fica mais fácil de você gastar alguns minutos para escolher um animal com o …
Existe uma diferença entre macho e fêmea. Os machos são maiores, mais territoriais, tendem a se testar mais. Por consequência tendem a testar mais os membros da família. Porém isso vai variar de raça para raça. Existem raças com uma tendência maior para buscar ascender socialmente no grupo (Rank Drive). As fêmeas são mais maternais …
O corte de orelhas não vai influenciar no comportamento do cão. A minha opinião sobre esse assunto eu deixei claro no texto: “Uma questão de ética”
Eu gosto de comparar o treino de cães de defesa com o treinamento de defesa pessoal para humanos. Um homem pode se defender sem treinamento adequado, só usando seus instintos? Sim, porém não dá para se comparar com uma pessoa que se capacita mental e fisicamente, e é submetida a simulações de um confronto real. …
Eu sou um admirador dos Pastores de trabalho, inclusive tenho um casal. São animais versáteis que desempenham de forma fantástica as funções de pastoreio, de cão militar e policia. Na minha opinião cães são como ferramentas. Qual a melhor? O martelo ou o serrote? Depende do que você vai fazer. O que busco no Bandog …
Tenho uma grande admiração pelo Dogue Brasileiro e pelo seu criador, meu amigo pessoal, Dr Pedro Dantas. Tive a oportunidade de treinar e testar vários exemplares e fiquei positivamente impressionado com o desempenho da raça na defesa pessoal e de território.
Existem várias raças para essa função. O próprio Pastor Alemão, Border Collie, Ovelheiro Gaúcho, as 4 variedades do Pastor Belga, o Maremano, o Anatolian e etc.
Dizem que o Fila na sua origem foi utilizado também para “agarre”. Eu acredito que hoje em dia é difícil. Porque? Simples, seleção. Se você não seleciona consistentemente uma raça para determinada função, a função se perde, e rápido. Quatro ou cinco gerações e você já não pode garantir a funcionalidade do seu plantel. Que eu …
Eu nunca tive nenhum contato com essa raça, ela é bastante rara ainda no Brasil. Pelo que tenho visto em vídeos, parece ser um bom cão de guarda territorial. Existe também uma diferença entre o Dogo Canário e o cão de Presa Canário, então vale a pena se informar. De qualquer forma, se eu fosse …
Amigo, o que seria “pureza”? Aquele animal que mais se aproxima de um padrão escrito? Mesmo dentro de uma raça existem diferenças entre um exemplar e outro. É sabido que todos os cães vem de um ancestral comum, e as supostas “raças puras” surgiram ou por isolamento de um grupo em determinada região, ou por …
Seu cão deve ser ensinado a andar na guia da forma correta. Se um cão anda na rua com a guia esticada, isso significa que ele não respeita e não presta a atenção no dono. Ele deveria andar a seu lado com a guia completamente frouxa, sem atrasar ou adiantar, e de preferência sentar automaticamente …
Tudo vai depender do teu controle, de deixar seu cão sociabilizar com os animais da casa desde cedo. É muito importante tu teres uma atitude tranquila, firme e deixar o mais cedo possível que os animais se harmonizem. Quando um filhote chega em um ambiente novo ele chega deslocado, sem saber como se portar. As …
O medo de estampidos tem vários fatores envolvidos como genética ou aprendizado (se a cadela tem medo ela imprime nos filhotes). E também tem o manejo do dono. A capacidade de lidar com stress (medo de fogos), vai variar de raça para raça e de indivíduo para indivíduo.
Acredito que lá fora possa existir Schnauzer de trabalho, porém aqui no Brasil não conheço. Em toda minha vida só adestrei dois. E achei tímidos. Menos usual para a época, anos 90 adestrei o Dogue Brasileiro para guarda. Excelente cão. De resto adestrei os cães que todos conhecem mesmo, nenhuma raridade em relação a guarda. …
Os Akitas que conhecí não eram esses americanos que agora são uma raça separada. Esses eu não conheço. Os que conheci eram fracos, covardes. O problema a meu ver é sempre o mesmo, os cães não são testados. Você já viu algum clube de Akitas aqui no Brasil testando seus cães? Eu nunca. Os criadores …
Creio que foram o American Staffordshire, o Pit Bull e o Bull Terrier.
Todos são ótimos cães de defesa, sendo que o Pastor Alemão e o Belga Malinois vem construindo uma tradição como cães militares e de polícia de ótimo desempenho. Creio que essa preferência se deve a relação peso altura, pelagem, facilidade de mudança de condutor, agilidade etc.
Ter mais de um cão juntos definitivamente não é tarefa fácil. Se as coisas chegaram ao ponto que chegaram é porque você vem cometendo erros a algum tempo. O adestramento pode reverter o quadro? Sim, porém você vai precisar mudar radicalmente suas atitudes. Exemplo: se você fica com medo de agressões quando os cães estão …
Desde bem cedo é possível perceber os filhotes que se destacam e tentam se impor sobre os outros. Na hora do desmame quando eles começam a comer comida sólida é um bom momento de avaliar isso. Teoricamente um filhote dominante é o mais confiante, mais investigativo e portanto um candidato a um bom cão de …
Procuro alimentar meus cães com uma dieta que se aproxima o máximo possível do que eles comeriam em liberdade. Quando falo de carne crua me refiro também a pelos, ossos, e vísceras.
Cães fora do controle atacam pessoas. Cães de grande porte causam mais dano, por isso viram manchetes de jornal. Idosos e crianças são mais vulneráveis e por isso são presas fáceis. Cães controlados, de qualquer raça ou porte, podem conviver sem problemas com qualquer pessoa.
O problema é que seu cão está sem controle. Você precisa fazer imediatamente um trabalho de obediência básica antes que aconteça algo pior. O cão deveria obedecer um comando limitador tipo: canil, e ficar lá até ser chamado. Isso resolveria o problema na hora de entrar e sair com o carro. Porém, devido o seu …
O treinamento para guarda pode e deve começar bem cedo, algo em torno de 3 meses de idade. Nessa fase se estimula o instinto de caça do filhote, incentivando-o a abocanhar e segurar um pedaço de pano macio. Tudo é um grande “JOGO” mas já é momento para inserir os comandos que vão ser usados …
Isso é comum quando mais de um cão fica latindo no portão. Normalmente essas agressões não são sérias, na verdade é mais um “teatro” onde um cão reafirma sua posição sobre o outro. Eu aconselho sempre deixar que os cães se resolvam e encontrem uma harmonia. As intervenções equivocadas dos humanos podem gerar conflitos sérios. …
Você pode tirar as roupas do varal a noite, ou pendurar mais alto, mas é importante interromper logo a ação para não virar um hábito. Quando um cão pega as roupas do dono para deitar em cima isso pode significar uma dependência exagerada. Normalmente ocorrem outras manifestações do tipo: pular no dono quando esse sai para …
Olha, a situação é complicada. Poderia sim se reverter o quadro, porém vocês iriam ter que receber ajuda profissional. O erro foi não aproximar o menino do cão lá atrás. Agora é uma situação que se agrava pelo fato do menino ter medo (com razão), e o cão percebe isso e aumenta sua agressividade. Por …
Apesar de opiniões contrárias, eu creio sim que a castração afeta a performance do cão na questão da guarda. A castração é útil para cães de rua, cães com problemas genéticos que não devem acasalar, e em caso de doenças. O livro que recomendo em português é o “Adestramento sem castigo” de Bruno Tausz. Em …
Sociabilização é muito importante para o desenvolvimento mental do cão. Imagine um cão preso, que nunca saiu para a rua, vai ser um animal inseguro privado de experiências e interações. Porém, se você quer um cão para a proteção do seu território é saudável prende-lo sempre que cheguem estranhos. Então, existe um equilíbrio entre deixar …
Os Akitas que conheci, adestrei, e canis que visitei, nunca me impressionaram como cães de guarda. Não estou dizendo que não existem bons Akitas, mas eu não os conheci. O Boxer está praticamente destruído como cão de função aqui no Brasil. Eu encontrei uns até bem valentes, mas não tem boca. Como um cão pode …
O conhecimento que tenho é superficial, do material a disposição no Google e Youtube. Ele lembra sim algumas linhas de bandog.
Eu já trabalhei MUITOS cães agressivos, e o método de minha preferência é trazer o cão para meu canil. Não falo, toco ou olho para o cão, simplesmente me limito a limpar o canil, dar água e comida. O proprietário não deve visitar o cão, o animal tem que se sentir “abandonado” e “rejeitado” socialmente. …
Um bom figurante consegue direcionar o cão para qualquer parte específica do corpo. Aproveitando a oportunidade, quero deixar claro que o trabalho do “Cobaia”, “Figurante”, “Decoy”, como queira chamar, exige MUITO conhecimento, sensibilidade, destreza. Não é simplesmente ficar pulando e balançando os braços como um boneco inflável de posto de gasolina. É função do figurante …
Hoje em dia, se eu fosse comprar um cão de proteção de território, minhas opções seriam: Rottweiler, Cane Corso, Dogo Argentino Dogue Brasileiro Presa Canário Pastor Alemão (linhagem de trabalho) Pastor Belga Malinois Doberman (de trabalho). Sendo um cão para defesa pessoal, eu fico satisfeito com um Pit Bull. Essas são apenas minhas preferências pessoais. …
Amigo, eu estou desenvolvendo meu projeto usando Pit Bull, Dogo Bordeaux, Dogo Argentino, Cane Corso. O projeto é recente, tem 8 anos. Hoje em dia usam várias raças, incluindo Fila, Rottweiler, Bullmastiff, Presa Canário, Dogue Alemão etc. O foco principal é na seleção para função e não necessariamente nas raças usadas. Abraço!
Está me parecendo que você deu muita liberdade cedo demais para seu cão, que tem liberdade de ir e vir, entrar e sair na casa, subir no sofá etc. Bom, como regra, eu não gosto de animais sentados no mesmo nível que eu. Não faz bem para a hierarquia. Quando você comete esse erro de …
Primeira coisa a observar é “quem está levando quem para passear”. O cão deve andar ao lado do dono com a guia FROUXA, sem puxar. Se a guia está tensionada é um incentivo aos latidos. Usar bolinha e petiscos pode funcionar, mas acho que o teu problema deve ser a guia. Corrige isso e depois …
Correto, um cão vai sempre se portar como cão. Jamais ele vai se comportar de uma forma que não seja inerente a um cão. As pessoas que não entendem o cão como ele é, não conseguem antecipar o comportamento, e quando o animal se porta de uma maneira inesperada pelos humanos, chamam isso de desvio …
Depende da maneira como você brinca, você deve estar no controle sempre. Na verdade o cabo de guerra é um ótimo instrumento para se obter o controle da boca do cão. Você ensina ele pegar e largar sob comando, dessa forma você pode mais tarde mandar soltar qualquer coisa. Outro dia, meu Pastor Alemão chegou …
O trabalho de guarda propriamente dito, onde um cão além de dar alarme enfrenta um possível invasor do território, depende de uma aptidão genética. Por isso que raças foram selecionadas para produzirem animais com estrutura mental e física para essa função. O ideal seria que um profissional da área pudesse fazer uma avaliação dos teus …
Ensine seu cão a andar ao seu lado com a guia frouxa, sem atrasar ou puxar. Ensine-o a sentar sob comando e só dê carinho quando ele permanecer sentado. Ensine as pessoas a somente dar carinho quando ele permanecer sentado e a ignorá-lo quando levanta.
Eu gosto de usar uma guia bem comprida no início, tipo 8 ou 10 metros. Claro que para trabalhar com esse comprimento é necessário um local amplo, longe do transito de pessoas e veículos. Eu deixo a corda (que deve ser forte e leve) no chão e saio caminhando com o cão. Se ele se …
Encontrei vários Dogos que se tornam muito “protetores” da comida vindo até a rosnar e/ou avançar quando alguém se aproxima do prato. Urinar sobre o comedouro é um provável recado de “quem é o dono”. Ensine seu cão a sentar e esperar autorização para comer, e não deixe o prato mais que 3 minutos no …
Essa situação é MUITO perigosa! Suas filhas podem estar correndo risco de morte. Procure imediatamente ajuda profissional e considere a idéia de se desfazer do animal. A minha experiência me ensinou que com esse tipo de problema temos que tomar atitudes imediatas e radicais!
Criar um cão preso permanentemente na corrente não é saudável. Ele precisa sair, sociabilizar, ter atividades físicas para poder se desenvolver mental e fisicamente de forma saudável. Se você precisar manter seu cão na corrente por algum período, de preferência a um sistema de “vai e vem” com um cabo de aço.
Bom, existem várias formas de guardar o lixo fora do alcance do seu cão. Pare de dar comida para o seu cão e ofereça ração com horários marcados deixando o prato a disposição por no máximo 3 minutos. Após esse tempo, tire o prato quer ele tenha comido ou não, e só volte a oferecer …
Uma primeira cruza desse tipo tende a gerar uma ninhada heterogênea. É difícil dizer como vão sair os filhotes, porém as características mais marcantes tendem a diluir. Você tem que definir qual seu objetivo, e separar os indivíduos que apresentam as características procuradas. Nem sempre você vai conseguir o que quer numa primeira cruza. Seria …
Se você chega em casa e os cães lhe pulam, ficam agitados. Isso pode demonstrar que quando você sai eles latem por frustração. Evite dar atenção quando chegar em casa ou “premiar” qualquer comportamento ansioso. Quando cães latem por qualquer motivo, sem parar, podem estar demonstrando ócio, falta de exercício mental, falta de liderança do …
Seria interessante em primeiro lugar levar o cão a um veterinário. Depois de ter certeza de que tudo está ok com a saúde do cão. Ofereça a ração em horários específicos e deixe a disposição por 3 minutos, repito, 3 minutos. Após esse tempo retire a ração quer o cão tenha comido ou não e …
O melhor método que conheço, que realmente funciona é o da isca elétrica Eu tinha um aparelho que foi confeccionado por um profissional que me permitia fazer o treinamento sem risco algum.
Se o objetivo for apenas mandar o cão sair de dentro de casa, existem várias maneiras. Fica mais fácil se o cão já sabe o comando “fica” acompanhado com o gesto da mão espalmada em frente ao focinho. Pegue um petisco que o seu cão gosta e jogue para fora da porta acompanhado do comando …
Sim, eu gosto muito do Dogo Argentino e inclusive uso a raça no meu programa de Bandogs. A única coisa que não gosto no Dogo é a cor branca que está relacionada a problemas de pele e surdez.
Coragem, a capacidade de lidar com medos, está relacionada a estrutura mental, nervos. Isso é um fator genético e vai variar de raça para raça, e de indivíduo para indivíduo. Existe também o aspecto aprendizado, vivência, que pode estar relacionado a traumas e experiências negativas. Ter uma relação de liderança com seu cão, faz com …
Obviamente os machos tendem a ser mais dominantes. A principal causa das agressões domésticas está relacionada a falta de liderança e autoridade dos proprietários. A tendência das pessoas em humanizarem os cães e buscarem conquistar a obediência através de carinhos, petiscos e favorecimentos, demonstram fraqueza e inconsistência na sua conduta. Isso é fruto de uma …
Essa situação é bastante complicada e perigosa. Já trabalhei um Rottweiler com um comportamento semelhante e tivemos que amarrá-lo muito bem na primeira vez, onde eu simulei a aplicação de vacinas por uns 20 minutos. Repetimos o cenário várias vezes em dias diferentes até que o animal foi relaxando e finalmente foi possível aplicar a …
Essas “brigas” na verdade são aulas de “boas maneiras caninas”. Os cães mais velhos normalmente se encarregam de educar o filhote e ele acaba se equilibrando. Procure não interferir no relacionamento dos seus cães, quanto mais interferência humana, maior a dificuldade do bando se harmonizar. Quanto mais cedo eles se resolverem melhor. Abraço
Bom, falando do adestramento e não de raças correto? Um cão de esporte tipo, IPO, Schutzhund etc, pode vir a servir como cão de guarda. Porém se formos analisar detalhadamente, o trabalho de um cão de polícia, de esporte e de proteção familiar diferem muito em vários aspectos. No caso do esporte, o cão segue …
Em primeiro lugar quero deixar claro que não sou contra raças, ok? Eu não concordo com a maneira de pensar dos criadores em geral. Primeiro, observe como as raças seguem tendências, modas, mesmo as selecionadas para trabalho. Já viu o que estão fazendo com a cabeça do Rottweiler? Estão transformando o Rottweiler em um Bulldog …
O ideal seria aconselhar com seu veterinário sobre a alimentação correta para seu cão. Eu dou carne crua, e ossos crus para meus cães. O problema são os ossos assados, cozidos, fritos etc. Pois mudam sua textura e podem ser muito perigosos. Abraço.
Eu gosto de usar uma guia bem comprida no início, tipo 8 ou 10 metros. Claro que para trabalhar com esse comprimento é necessário um local amplo, longe do transito de pessoas e veículos. Eu deixo a corda (que deve ser forte e leve) no chão e saio caminhando com o cão. Se ele se …
Eu nunca vi essa mistura de perto, mas os filhotes vão ser 50% de cada raça. É difícil dizer quais as características cada filhote vai demonstrar individualmente. O tamanho pode variar também, na minha experiência numa primeira mistura assim, a ninhada tende a ser bastante heterogênea. Me mantenha informado da sua experiência, ok? Abraço!
Olha, no momento, se eu fosse comprar um cão de raça para a minha segurança residencial, minha escolha ficaria entre um Rottweiler, ou Cane Corso, ou Dogue Brasileiro, ou um bom Doberman. Abraço
Quando isso acontecer, e mesmo a partir de agora, tente observar qual cão é o candidato a assumir a posição de liderança no caso da falta do Edu. Depois é só respeitar a tendência natural e fazer a manutenção dessa ordem, exatamente como vocês tem feito tão bem até agora.
Sair com outro cão mais velho, seguro e experiente ajuda. Porém é muito importante cuidar com as suas reações. Se você ficar com medo, demonstrar nervosismo ou frustração pode marcar de forma profunda seu cão. Aja normalmente, se você tiver uma atitude segura, confiante, vai passar para seu filhote e ele vai superar seus medos …
O cão é dominante em relação as pessoas. Provavelmente não agride quando estas estão presentes por ser paparicado e gostar de atenção. Porém não aceita que saiam sem seu aval. O dono do animal deveria exercer a liderança e evitar que o animal receba as pessoas e/ou acompanhe-as até a porta na saída. Tudo pode …
Na minha opinião tu não deverias deixar teu cão solto na rua. Se ele pular em uma gestante, idoso, ou criança e machucar, tu vais te incomodar. O fato dele ser um Pit Bull já gera muito preconceito. Então mantenha teu cão na coleira para que ele represente a raça de maneira positiva.
Isso não é verdade. Os primeiros Dobermans que chegaram ao Brasil eram de linhagens Alemãs de trabalho. Animais de muita cinolidade, com temperamento forte, e as pessoas não estavam preparadas para animais desse calibre. Alguns acidentes aconteceram onde cães atacaram os próprios donos e logo o Doberman ficou com fama de traiçoeiro. Depois disso surgiram …
O problema parece estar relacionado à porta fechada. Ensine primeiro sua cadela a ficar na cozinha sob comando com a porta aberta, até ser chamada. Depois que ela aceitar o limite “invisível”, sua autoridade, a porta se torna um detalhe. Paralelamente retire os brinquedos e forneça apenas um osso bovino para que ela possa roer …
O hábito de comer fezes pode ter várias origens. Primeiro seria aconselhável levar seu cão a um veterinário para verificar se o problema não está relacionado com má absorção, ração de baixa qualidade, etc. É muito importante parar de xingar ou bater. Qualquer tipo de correção nesse sentido só vai piorar as coisas, por dar …
Sim, tem solução. No fim de semana, com uma roupa que possa sujar, vá até o pátio, com petiscos na mão, ou no bolso. O seu cão vai fazer o que sabe, pular. Não fale, não se agite, simplesmente dê as costas ao cão e permaneça imóvel. Quando ela se acalmar um pouco, ofereça um …
Esse comportamento é muito inconveniente e perigoso. Vários cães são atropelados ao correr soltos pela rua. Ensine seu cão a obedecer um comando limitador, ou seja, ir para o canil, casinha, fundos do pátio, e ficar lá até ser chamado. Quando o hábito de fugir é muito intenso, é aconselhável mandá-lo para um lugar onde …
Sempre ensinei que cozinha não é o lugar ideal para se permitir a entrada dos cães. Quando se está comendo ou cozinhando, há sempre a chance de alguma migalha cair no chão e o cão comer. Isso se torna um hábito, e o cão fica só esperando os “petiscos” surgirem. Logo ele aprende que a …
Um erro comum que muitas vezes resulta em latidos, é permitir que o cão se dirija até a porta quando pessoas chegam ou saem. O fato de permitir que ele “atenda a campainha” o coloca numa posição de responsável pelo território, função esta que ele vai exercer com latidos de alarme sempre que ouvir alguém …
Tudo indica que seu cão não aceita a barreira física colocada em sua frente, no caso, a porta. O seu erro não foi permitir que ele entrasse em casa mas não estabelecer regras de como e quando entrar em casa. Existe uma diferença entre eu permitir que meu cão entre em casa e ele achar …
Filhotes podem começar a montar sexualmente a partir da 6ª ou 7ª semana de vida. Apesar de ser algo normal e fazer parte da descoberta sexual, este comportamento deve ser inibido quando envolve humanos. Em 1º lugar pare de dar carinhos gratuitos e passe a usá-los como “prêmio”, tipo: senta = carinho, deita = carinho. …
A verdade é que ninguém gosta de perder direitos adquiridos. No caso do seu cão, ele crê que aquele lugar pertence a ele e defende com unhas e dentes o território conquistado. Não acho uma boa ideia permitir que o cão sente no mesmo lugar que as pessoas. Estabeleça um lugar só para ele, que …
O ideal é sempre que for interagir com o filhote, ter um brinquedo na mão, tipo um cabo de guerra, que pode ser uma meia velha, um bicho de pelúcia ou um pedaço de corda grossa. O brinquedo é usado para redirecionar a atenção do cão e saciar a necessidade de morder. Quando o filhote …
Este comportamento está associado a uma atitude de submissão, portanto, xingar ou punir o animal mesmo que seja verbalmente, irá reforçar esta conduta. O ideal é ignorar o cão por pelo menos 15 minutos quando chegar em casa, só dando atenção após passar a excitação inicial. Evite também limpar urina na frente do filhote, bem …
Olá! Eu sou o Jairo Teixeira e passei a maior parte da minha vida observando e estudando o comportamento dos cães, em um ambiente repleto de mitos, lendas e com pouca informação verdadeira. Após décadas trabalhando milhares de cães das mais diversas raças, consegui compreender qual é o seu verdadeiro "status" mental e emocional. Agora a minha missão é compartilhar todo o meu conhecimento de adestramento de cães e comportamento canino, e ensinar você a desenvolver um relacionamento harmônico com o seu cachorro.