Seu cachorro quer chamar sua atenção?
Seu cachorro quer chamar sua atenção?

Ouço muitas vezes as pessoas falarem que seus cães estão se comportando mal para  “chamar atenção”.

Será?

Um cão é capaz de planejar algo desse tipo?

Posso assegurar que não. O que acontece na verdade, é que as pessoas inadvertidamente reforçam os mesmos comportamentos que desejam eliminar.

Mesmo depois que os cães aprendem a receber o que querem com suas atitudes inconvenientes, não o fazem para “chamar atenção”, mas por estarem condicionados a se portarem dessa forma.

Essa visão simplista de que o cão está sendo provocativo, leva a uma abordagem punitiva e impede que os proprietários entendam as verdadeiras origens dos comportamentos indesejados, dificultando muito suas correções.

Deixe seu comentário

Postagens relacionadas

Bandog Brasil - Adestramento de Cães | Aprenda como Adestrar seu cão
Você se considera um dono de cão responsável? - Adestramento de cães e Comportamento Canino

Adestramento de cães e Comportamento Canino

Você se considera um dono de cão responsável?

Tenho visto, escutado muitas pessoas falarem sobre “posse responsável”. O que é “posse responsável”?   Obviamente significa os donos terem cuidado de seus cães, mantendo seus animais bem alimentados, vermifugados, em um ambiente limpo, as vacinas em dia etc, etc. Porém, um aspecto da “posse responsável” tem sido pouco falado e até negligenciado.   Me …

Bandog Brasil - Adestramento de Cães | Aprenda como Adestrar seu cão
Como SOCIABILIZAR um cão com outros cães - Adestramento de cães e Comportamento Canino

Adestramento de cães e Comportamento Canino

Como SOCIABILIZAR um cão com outros cães

Quase todos entendem a importância da sociabilização, da necessidade de apresentarmos os nossos cães a outros cães, outros animais, pessoas, ambientes variados etc. Porém existe a forma adequada para fazermos isso. Não podemos simplesmente largar nossos cães e imaginar que tudo vai dar certo, confiando em suas habilidades de “fazer amigos”. Na verdade, quando falamos de sociabilização, estamos …

Shares