O ideal é ensinar o comando LARGA ou SOLTA, quando o cão é ainda filhote. Durante a “brincadeira” de cabo de guerra com meus filhotes de 60 dias, eu dou o comando e assopro suavemente o nariz do cãozinho. Até hoje TODOS eles soltaram sem problema nenhum.
Se o seu cão não solta, a maneira mais correta de corrigir o problema, NÃO vai ser quando ele está grudado no figurante. Volte uns passos atrás no adestramento e trabalhe o comando solta usando um objeto (pneu, cabo de guerra, manga etc).
Se meu cão gosta muito de bolinha, eu posso dar o comando LARGA e usar a bolinha como “prêmio”. A mesma coisa com petiscos.
Nos casos mais sérios, eu deixei o cão sem comer algumas refeições, botei ele no objeto por alguns minutos (15, 20), até passar a intensidade inicial, e depois ofereci um petisco “irrecusável” ao cão.
Só volto a colocar o cão no figurante quando ele estiver obedecendo o comando larga 100%, e ainda assim as primeiras vezes, depois de ter exercitado muito o cão e saciado a vontade de apresar.